Glândulas de Bartholin - O que é?

Oii meninas, hoje vim falar de saúde feminina, bem diferente dos temas do blog, mas que é sempre bom ser discutido. Bom, a poucos dias passei por uma cirurgia bem chata e ainda estou me recuperando. Muitas mulheres já passaram por isso, mas ainda é um problema desconhecido por algumas. 


Já ouviu falar em Glândulas de Bartholin?

São duas glândulas localizadas na vagina, responsáveis pela lubrificação, que prepara a mulher para o ato sexual. Muitas mulheres não sabem da sua existência, às vezes descobrem numa maneira nada agradável. Essas glândulas podem inflamar formando cistos ou abscessos. 
O que muita gente não sabe é que aquelas calças jeans, bem justas, apertadas no gancho, podem obstruir essas glândulas e também bactérias da flora intestinal e da região íntima. Conheça mais sobre essas importantes glândulas.

 
 
O que é? 
As glândulas de Bartholin secretam muco para hidratar a região vulvar. São semelhantes às glândulas dos mamíferos. Estão localizadas bilateralmente na área vulvovaginal profundamente na vulva. Cistos e abcessos são as causas mais comuns de queixas relacionadas a essas glândulas. Tumores originados nessas glândulas são extremamente raros (carcinoma da glândula de Bartholin). As obstruções não inflamatórias dos ductos geralmente são de origem traumática, secundárias a traumatismos do períneo, lacerações obstétricas (durante o parto) ou à episiotomia (corte que, algumas vezes, se realiza no períneo para facilitar a saída do feto).

O que se sente?

Abscesso e cisto da Glândula de Bartholin

Cistos: 
Pequenos cistos dos ductos de Bartholin podem ser encontrados nos exames pélvicos de rotina podendo ser assintomáticos até atingirem um tamanho considerável ou causarem sintomas como dor vulgar, desconforto durante a relação sexual, dificuldade para caminhar ou sentar.

Como se trata? 
Os cistos assintomáticos não requerem tratamento. Quando há sintomas importantes e nos casos recorrentes a cirurgia pode ser necessária. Como o local é muito vascularizado, pode haver sangramento de difícil controle, causando hematomas importantes. A biópsia deve ser considerada em mulheres acima de 40 anos para excluir carcinoma.

Sintomas
 
-Uma massa ou um caroço doloroso perto da abertura vaginal
-Desconforto ao caminhar ou sentar 
-Dor durante a relação sexual 
-Febre
-Um cisto ou abscesso geralmente ocorre em apenas um lado da abertura vaginal.


Abscessos: 
A infecção e a obstrução do ducto, com formação de um abscesso, é um quadro agudo que requer intervenção imediata. A queixa principal é a dor, muitas vezes intensa. O local apresenta-se tenso, quente e muito sensível. Pode haver uma zona vermelha ao redor da abertura do canal e saída de secreção. 

Como se trata? 
Os abscessos da glândula de Bartholin podem drenar (romper) espontaneamente ou devem ser drenados cirurgicamente sob anestesia local ou raqui. Aqueles que drenam espontaneamente têm chance maior de recorrer (voltar). Banhos de assento e medicação para dor podem aliviar o desconforto. O uso de antibióticos está indicado em algumas pacientes (pacientes diabéticas, com comprometimento sistêmico ou imunossuprimidas).

Intervenção cirúrgica
No meu caso, passei por cirurgia (bartolinectomia) pois como ela sempre volta e com mais intensidade, o médico me disse que era preciso fazer. Geralmente é uma cirurgia simples, a minha anestesia foi a raqui, aquela nas costas (dói muito) e fiquei internada 2 dias, a recuperação é a parte mais chata, muito repouso, dores e sangramentos. 

Está com 15 dias que fiz, me livrei de um problema muiitoo chato, sofri muito com dores, inchaços, o cisto sempre voltava, a alto-estima vai lá pra baixo, mas eu faria tudo de novo pra me ver livre disso. Estou bem melhor graças à Deus. Recomendo fazer logo a cirurgia, pois ficar drenando não adianta, só ameniza.  

Obs: Meninas se olhem, se toquem, aproveitem a hora do banho, só assim vocês perceberão se existe algo estranho no seu corpo. Saúde em 1º lugar sempre. 

Bjooos :)  

221 comentários:

  1. pq inflama ? pq isso acontece gente?

    edjnne Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edjanne muitas das respostas de suas perguntas, se encontra no post. Beijo!

      Excluir
    2. não tem explicação certa para este problema, já aconteceu comigo 3vezes em manos de 2anos, agora estou fazendo os exames para cirurgia! muito ruim esta cituação além do mais que depois das denagens fica impossível ter ato sexual por uns 20dias, o que é muito ruim em um casamento!

      Excluir
    3. E eu vou fazer a 2 Cirugiaaa :( tó aqui morrendo de medo :'(

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Ola. Fiz a cirurgia de retira da glandula de Bartholin, correu tudo bem. Mas uma semana depois da cirurgia começou um pequeno sangramento, isso é normal? Porque nos primeiros dias o sangramento era mínimo, mas agora esta mais intenso.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiana, eu tive sangramento também, até me confundi sem saber se era menstruação ou sangramento da cirurgia. Se continuar por mais de 4 dias é bom vc ir ao médico p/ se certificar que está tudo bem. Beijo!!

      Excluir
  4. Oi, tambem fiz a cirurgia e estou sangrando menos depois de 4 dias, mas queria saber se depois dessa cirurgia vou voltar a ter a minha lubrificaçao natural agora, obrigada pela atençao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kreusia, eu acredito que não tenha mais a lubrificação normal, até por que vc tirou a glândula, a outra glândula se encarrega de lubrificar, no meu caso, eu não lubrifico nada. Se por acaso vc achar que não está lubrificando normal, usa um gel lubrificante a base de água. Abraços!!

      Excluir
  5. Ja sifri com isso umas 5 vezes. A ultima drenou ontem.. Tenho medo dessa cirurgia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Cris, fiz a drenagem pela primeira vez. Gostaria de saber, quanto tempo depois que vc fez a drenagem, pode ter relacao sexual?

      Excluir
    2. A cirurgia nao doi nem um decimo do que sofremos quando ela inflama. É muito tranquilo, a recuperação p mim Tb foi

      Excluir
  6. Fiz essa cirurgia na quinta feira, esta bem dolorido e sangrando um pouco, esse sangramento e normal?Ainda mais com esse calor?

    ResponderExcluir
  7. Fiz essa cirurgia a 9 dias. E ainda não consigo sentar e nem ficar em pé, ; pois dói muito. Será normal?

    ResponderExcluir
  8. É normal o sangramento após a cirurgia... Eu fiz a cirurgia terça feira agora mas ainda ta sangrando muito...e estou com muita dor..inchaço.... Será que é normal ou devo avisar meu médico?

    ResponderExcluir
  9. É normal o sangramento após a cirurgia... Eu fiz a cirurgia terça feira agora mas ainda ta sangrando muito...e estou com muita dor..inchaço.... Será que é normal ou devo avisar meu médico?

    ResponderExcluir
  10. É normal o sangramento após a cirurgia... Eu fiz a cirurgia terça feira agora mas ainda ta sangrando muito...e estou com muita dor..inchaço.... Será que é normal ou devo avisar meu médico?

    ResponderExcluir
  11. Faz 13 dias q fiz uma cirurgia d granula ainda sagra e doi tou com medo isso e normal???

    ResponderExcluir
  12. Faz 13 dias q fiz uma cirurgia d granula ainda sagra e doi tou com medo isso e normal???

    ResponderExcluir
  13. Fiz uma segunda cirurgia de bartolinectomia na mesma regiao, aqui em BSB, com o mesmo médico e no mesmo hospital. Acho que na primeira vez o trabalho ficou mal feito e acabei tendo um cisto de retenção, com um volume que cresceu devido ao acúmulo de líquido. Estou com 5 dias, muitas dores, muita limitação.

    ResponderExcluir
  14. Bom achar um blog assim eu já fiquei e fui ao médico mandou eu tomar amoxilina e como algumas semana sumiu. Agora depois de uns 4 a 5 meses,volto bem pior, ainda estou tomando amoxilana, porem continua doendo muito e estar grandinho. Não tem a presença de Pus mais sim de um sangramento, pensei que fosse menstruação porém n tenho certeza . Lavo bastante com água morna mais n estar adiantando muito. E a médica só estar marcada pra dia 28, já tô estressada com essa situação, estar impossível ter relações sexuais e estou com medo do que vai ter que fazer pra acabar com isso :( Alguém com alguma sugestão para aliviar ou diminuir ?

    ResponderExcluir
  15. Bom achar um blog assim eu já fiquei e fui ao médico mandou eu tomar amoxilina e como algumas semana sumiu. Agora depois de uns 4 a 5 meses,volto bem pior, ainda estou tomando amoxilana, porem continua doendo muito e estar grandinho. Não tem a presença de Pus mais sim de um sangramento, pensei que fosse menstruação porém n tenho certeza . Lavo bastante com água morna mais n estar adiantando muito. E a médica só estar marcada pra dia 28, já tô estressada com essa situação, estar impossível ter relações sexuais e estou com medo do que vai ter que fazer pra acabar com isso :( Alguém com alguma sugestão para aliviar ou diminuir ?

    ResponderExcluir
  16. Bom achar um blog assim eu já fiquei e fui ao médico mandou eu tomar amoxilina e como algumas semana sumiu. Agora depois de uns 4 a 5 meses,volto bem pior, ainda estou tomando amoxilana, porem continua doendo muito e estar grandinho. Não tem a presença de Pus mais sim de um sangramento, pensei que fosse menstruação porém n tenho certeza . Lavo bastante com água morna mais n estar adiantando muito. E a médica só estar marcada pra dia 28, já tô estressada com essa situação, estar impossível ter relações sexuais e estou com medo do que vai ter que fazer pra acabar com isso :( Alguém com alguma sugestão para aliviar ou diminuir ?

    ResponderExcluir
  17. nos primeiros dias depois da cirurgia é normal ficar bem inchado..

    ResponderExcluir
  18. Oi, fiz a cirurgia há cinco dias só tó achando ruim a recuperação, e muito cuidado com a higiene do meu corpo,o meu médico mim falou para ter cuidado com uma infecção

    ResponderExcluir
  19. Oi, fiz a cirurgia há cinco dias só tó achando ruim a recuperação, e muito cuidado com a higiene do meu corpo,o meu médico mim falou para ter cuidado com uma infecção

    ResponderExcluir
  20. Oi, fiz a cirurgia há cinco dias só tó achando ruim a recuperação, e muito cuidado com a higiene do meu corpo,o meu médico mim falou para ter cuidado com uma infecção

    ResponderExcluir
  21. Oi, fiz a cirurgia há cinco dias só tó achando ruim a recuperação, e muito cuidado com a higiene do meu corpo,o meu médico mim falou para ter cuidado com uma infecção

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Boa Tarde!Sou de BSB Gostaria de saber sobre valores da cirurgia. Alguém poderia me informar uma média?

    ResponderExcluir
  24. Bom dia!
    Fiz a cirurgia na 5° feira dia 15/09,não estou sentindo dores, consigo andar, só não consigo sentar direito. Estou tendo q usar sonda e retiro amanhã graças a Deus. Estou com um pequeno sangramento, qt tempo dura o sangramento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tbm fiz a cirurgia dia 15/09 quinta feira passada, porém comecei a ter um pequeno sangramento hj tô com medo pois na cirurgia já perdi muito sangue e estou me sentindo muito fraca vc sente fraqueza ?

      Excluir
    2. Olá tbm fiz a cirurgia dia 15/09 quinta feira passada, porém comecei a ter um pequeno sangramento hj tô com medo pois na cirurgia já perdi muito sangue e estou me sentindo muito fraca vc sente fraqueza ?

      Excluir
  25. Bom dia!
    Fiz a cirurgia na 5° feira dia 15/09,não estou sentindo dores, consigo andar, só não consigo sentar direito. Estou tendo q usar sonda e retiro amanhã graças a Deus. Estou com um pequeno sangramento, qt tempo dura o sangramento?

    ResponderExcluir
  26. Olá também fiz a cirurgia má quinta dia 15/9. Esta sangrando faço compressa com água gelada para desinchar. Os pontos são aquele que o corpo absorve. Mas estou preocupada com o sangramento e o mal cheiro. Tomo banho 3 X por dia. Vou procurar um médico pra saber se esta tudo bem pois o retorno será só dia 26/9

    ResponderExcluir
  27. Também fiz a cirurgia a 7 dias e estou com esse mal cheiro, estou muito preocupada, será normal?

    ResponderExcluir
  28. Também fiz a cirurgia a 7 dias e estou com esse mal cheiro, estou muito preocupada, será normal?

    ResponderExcluir
  29. Quanto custa à cirurgia
    Tem base do valor

    ResponderExcluir
  30. Olá pessoal realizei tb uma cirurgia de batolinectomia pela segunda vez a primeira sofri por 94 dias até o medico resolver fazer novamente.
    Pois a primeira parece q foi mal feita não sei o q aconteceu mais minhas dores só amentavam e táva crendo um granuloma de corpo estranho.
    Foi o q ele disse (o medico )
    Então dia 28/09/16 tive q me iterna pra fazer novamente .
    Hoje com 11 dias tô sentindo desconforto queimacao uma pontada não seI se é normal porém a dor e menos do q da primeira vez .
    Mais relato q estou com medo e muito triste . Pois tenho muito medo de ter q fazer novamente 😢
    Alguém assim aí tb .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu terei a glândula esquerda em novembro/2016, até hoje sinto dores, mas fui na médica ela disse que está normal. Estou fazendo tratamento de infecção, estou aguardando 15 dias, pra ver se passa a dor. Ela me disse que sempre vou sentir uma sensibilidade maior do normal, mas não dores. Fico angustiada porque eu não consigo ter relação sexual por causa da dor, to achando que é até psicológico. :(

      Excluir
    2. Bartolinectomia, que é a retirada da glândula, só de faz uma vez. Se vc está fazendo uma segunda cirurgia é porque o médico havia feito uma marsupialização, que é drenar a glândula e deixar um buraquinho aberto para sair a secreção. Em alguns casos a marsupialização é suficiente. Em outros casos o buraquinho fecha e então é necessário a retirada da glândula (bartolinectomia).

      Após fazer a bartolinectomia você não terá que fazer nova cirurgia, pois a glândula já foi retirada.
      Em alguns caso, após a retirada da glândula, você poderá sentir um corpo estranho quando tocar o local. Esse nódulo de desfaz com o tempo.

      Excluir
  31. Também estou com esta glândula inflamada. A semana passada estive internada e tomei vários antibióticos e ela rompeu sozinha. Agora nesta semana ela inflamou de novo. Tenho medo de fazer a cirurgia por causa da anestesia e da falta de lubrificação natural. Vamos ver oque o médico diz bom dia meninas.

    ResponderExcluir
  32. Sofri por muito tempo com o cisto naa glandula de bartolin. Dia 1 de novembro realizei uma bartolinectomia. A cirurgia nao doi pois somos anestesiadas, e esclarecendo...minha anestesia foi a raqui e nao doeu nadinha. Hj com 3 dias, ainda sinto dores no local pois estar recente. Tomo remedios para aliviar as dores e antibiotico. Sangra sim, mas pouco. Espero melhorar logo. Bjs a toda e procurem se cuidar, ir ao medico. Pois nao é nada agradavel ter esse problema sei muito bm disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ainda sente dores? eu fiz a minha dia 19 de novembro ainda sinto dores.

      Excluir
  33. Fiz a cirurgia a um mes. Estou com medo da cicatriz que esta ficando. Alguem ficou com cicatriz? Parece que me costuraram muito mal. Me ajudem...

    ResponderExcluir
  34. Fiz a cirurgia á 10 dias atrás também tomei a anestesia Rac, confesso que não doeu igual eu imaginava fiquei 24 horas internada, tive muito sangramento nos primeiros dias e voltei a trabalhar hoje e estou sentindo dor, pois trabalho horas sentada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola vc mantem prsticidade sexual ?
      Me ajuda com uma coisa eu nao faço sexo ainda e estou passando pelo mesmo problema e a 2 vez que a flsndula entope e se acontecer a 3 tenho que operar depois que vc retira a glandula vc para de sentir prazer ou de gozar ??

      Excluir
    2. Ola eu mantinha sim atividades sexul,quando eu tinha o cisto sentia um pouco de incomodo,quando a gente tira a glândula continua sentindo prazer sim,a função da gladula e so lubrificar no ato do sexo!

      Excluir
  35. Fiz tmb a cirurgia bartolinectomia dia 18,a anestesia foi rak apesar que eu estava com muita medo não doeu nada,mas o pos operatório doe muito fiquei uns 10 dias com bastante dor e sangrou so um pouquinho agora so esta um pouco dolorido mas estou bem graças a Deus conseguir operar agora não e facil meninas mas com fe em Deus da tudo certo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Néia, você ainda sente dor no local da cirurgia? alguma sensibilidade? Pois retirei a minha em novembro/2016, ainda estou com dores, nem consigo ter relação sexual.

      Excluir
  36. Olá meninas!
    Tenho cisto de Bartholin bilateral. O lado esquerdo já inflamou 2 vezes e fiz a drenagem de ambas as glândulas.
    Me desesperei quando a médica me disse que a solução definitiva era a retirada das glândulas (bartolinectomia)! Meu namorado pesquisou um monte (ele é pesquisador na UFSC) e encontrou um artigo, de 2016, de uma médica em São Paulo em que citava um novo tratamento (e com preservação das glândulas!). Quer dizer, novo no Brasil, porque já é utilizado há algum tempo na Europa. É a utilização de Laser de CO2 nos casos de cisto de Bartholin! Procedimento ambulatorial (feito no próprio consultório ginecológico), rápido, rápida recuperação e baixa taxa de recidiva (normalmente já arruma o problema na primeira intervenção). Infelizmente parece ser um procedimento mais caro... mas para quem puder arcar.. tenho certeza de que é a melhor opção!
    Vou em Abril para São Paulo consultar com a Dra. Neila Speck e espero por um fim a esse tormento dos abscessos de Bartholin! Espero ter ajudado alguém com essa "luz no fim do túnel"! Para mim será como "nascer de volta"! Só quem já passou pelas dores da inflamação para saber como é terrível... fora a perspectiva de ficar sem lubrificação natural... Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah... esqueci de disponibilizar o artigo:
      http://www.scielo.br/pdf/eins/v14n1/pt_1679-4508-eins-14-1-0025.pdf

      Excluir
    2. Oi Nelize, em novembro retirei a glandula esquerda, por não aguenta toda vez ter que fazer uma incisão para desinxar. antes de fazer a cirurgia, eu estava controlando a glandula com chá de Barbatimão com aroeira, tomava 2 copos por dia, no 1° dia a glandula estourou sozinha, não senti dor nenhuma, se eu soubesse disso antes, teria feito desde 2012 que sofria com isso. Hoje estou bem, mas com dores pos-operatório, já faz 4 meses.

      Excluir
    3. Olá nelize td bem? Gostaria de saber se vc realizou o procedimento do co2 com a dr neila? Pq eu vou fazer daqui 10 dias e gostaria de saber se td ocorreu bem e se houve recidiva! Muito obrigada

      Excluir
    4. Isso seria muito bom....mais deve ser bem caro né! Já perdir as contas de quantas vezes tive isso era sempre do lado direito e hj apareceu no esquerdo

      Excluir
    5. É muito bom encontra um lugar que podemos falar sobre isso..muitas pessoas ainda desconhecem esse problema,eu fiquei muito assustada a primeira vez hj já estou "acostumada" já até perdi as contas de quantas vezes eu já tive já fiz duas drenagem no hospital,outras vezes drenou sozinho em casa com uso de antibióticos,preciso fazer a cirurgia mais tenho mto medo o meu ginicologista me indicou fazer a masurpizacao pq com a retirada da glândula tira a lubrificação natural embora eu nunk mais tenho lubrificante como antigamrnte

      Excluir
    6. Oi. Vc fez este laser? Conseguiu? Eu também não estou querendo fazer a retirada, se tivesse outro jeito seria melhor. Obrigada

      Excluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Eu também tenho este problemas desde os meus 24 anos. Ja fiz duas drenagens uma com anestesia local que dói demais e outra sem anestesia. Sem anestesia doeu menos pra falar a verdade...rsss. Essa doença é muito chata, tenho nos dois lados, porém o lado direito esta dando mais trabalho. Ja é a 3x que incha o lado direito mas agora esta drenando sozinho só com banho de assento com água morna. Já aprendi a espremer sem sentir dor, mas já não aguento mais isso. Meu médico receitou a cirurgia para retirada do cisto, mas estou com muito medo do pós-operatório. Pelos comentários anteriores sofre bastante e tem que ser um medico bem capacitado para não ficar sequelas.

    ResponderExcluir
  39. Boa noite meninas fiz a cirurgia dia 14/02 e quase dois meses depois sentindo muita dor... to com medo de ter que refazer.

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. Olá passei por um cirurgia a 5 dias , estou sofrendo muito com dores, sangramento e etc , Mais minha dúvida mesmo e pq fica duuuuroooo ainda foi retirado a glândula ?? E tbm a quanto tempo podemos voltar a ter relação meu médico me indicou 60 dias , Meu marido vai a loucura kkkkk me ajude bjus

    ResponderExcluir
  42. Fiz a cirurgia dia 15/05/17 e já estou arrependida, nesse frio dói demais o pós operatório sinto fisgadas, sangramento, dores horríveis , está inchado, arde pra lavar , espero que passe logo esse sofrimento , tenho a oito anos mas não sentia dores,só a estética

    ResponderExcluir
  43. Parabéns pelo blog , esse é um assunto pouco conhecido, não consigo​ nem explicar direito para as pessoas da minha cirurgia pois elas nunca ouviram falar disso

    ResponderExcluir
  44. A minha cresceu um corpo estranho ao lado estou morrendo de medo de ter q voltar a fazer outra cirurgia aconteceu com alguém ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi..li seu depoimento sobre a cirurgia.
      Eu também operei á cerca de 13 dias..
      Sinto dores ainda é o corp o estranho tmbm presente.
      Por favor me diga qual foi o desfecho de sua recuperação?..
      Preciso algum procedimento ainda?.

      Ou se recuperou sozinha?..
      O que houve com o corpo estranho?
      Tenho mto medo..
      Pfv me responde.

      Excluir
    2. Oi..li seu depoimento sobre a cirurgia.
      Eu também operei á cerca de 13 dias..
      Sinto dores ainda é o corp o estranho tmbm presente.
      Por favor me diga qual foi o desfecho de sua recuperação?..
      Preciso algum procedimento ainda?.

      Ou se recuperou sozinha?..
      O que houve com o corpo estranho?
      Tenho mto medo..
      Pfv me responde.

      Excluir
    3. Não de preocupem.. a bartolinectomia é a retirada da glândula.
      Se, após a cirurgia, você sentir um nódulo no lugar que era a glândula é super normal e minha médica disse que ele dedesfaz com o tempo.

      Excluir
    4. Fiz minha serurgia dia 23 de Dezembro e estou com um nódulo é normal me responde por favor estou muito preocupada

      Excluir
  45. Eu fiz a cirurgia de bartholim no dua 18 de novembro de 2016, e até hoje sinto um pouco de dor no local da cirurgia.

    ResponderExcluir
  46. Operei a mais de um ano e, ainda sindo a região rígida e hoje notei um sangramento e uma certa ardência. Não é devido a nenhum ato sexual. Algumas de vocês já passaram por isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim .estou com esse mesmo problema . o pior que o médico me diz que tá tudo bem mas estou com medo .

      Excluir
  47. Eu fiz a mais de um ano, e hoje notei um sangramento e uma ardencia...

    ResponderExcluir
  48. estou com seismeses de cirurgia da retirada da glândula de Bartolini.
    e noto um sangramento com ardência . tenho medo .me ajude por favor.

    ResponderExcluir
  49. Bom dia eu fiz a cirurgia de bartolinectomia é meu pós foi ótimo, não senti nada de dores, tive um sangramento 2 dias depois e não sei se foi da cirurgia ou menstruação pq depois de uns dias tive novamente agora minha menstruação está atrasada ( não sei dizer se é atraso pq não sei qdo de fato ocorreu a menstruação) estou com medo de estar grávida ou se pode ter ocorrido alguma desregulacao

    ResponderExcluir


  50. 5 anos atrás, eu tinha verrugas, fui tratada com um líquido aplicado às verrugas que continuaram a crescer e espalhar ... Os próximos 2 médicos fizeram uma cirurgia a laser para removê-los. 1 ano após a cirurgia, eles voltaram para perto de onde os primeiros eram ... então eu finalmente disse que era hpv. Eu tive isso por muito tempo, eu contrai-lo do meu namorado enganado e descobri que ele também estava infectado. E acabo com o relacionamento entre nós. As verrugas eram tão embaraçosas porque começaram a espalhar por todo o meu corpo. Eu tenho lidado com isso há muito tempo, o último tratamento que tomei foi cerca de 2 anos atrás, apliquei tratamento natural de prophetekpen@gmail.com, uma semana depois de aplicar o tratamento, todas as verrugas já tinham desaparecido. Agora são 2 anos e alguns meses eu não tenho verruga única nem nenhum sintoma de hpv. Uau "" é ótimo, o profeta ekpen finalmente me curou. Ele também é especializado na cura do seguinte: câncer, HIV, baixa contagem de espermatozóides, esterilidade, Hpv, herpes.
    Entre em contato com ele agora em (prophetekpen@gmail.com), você também pode whatsapp
    Ele no +2348105238925

    ResponderExcluir
  51. Passei pela bartolinectomia a 5 dias, e sinto as fisgadas, isso é o que me machuca, li algumas coisas a respeito é como se tivesse esticando algum nervo. Talvez até seja os pontos internos que estão repuxando eu não sei. A dor não é constante porém quando doi é muito forte. O local foi desinchando gradativamente após a cirurgia, todo dia eu olho e o inchaço diminuiu o que diminuiu também foi o roxo que estava no local. Não consigo me sentar porque foi muito, deitar na posição de lado com um travesseiro entre as pernas. Não sangrava desde o dia que saí do hospital.hoje sangrou pouco como se tivesse rompido um ponto. Está bem chatinha essa recuperação. Doi e espero em Deus não continuar sentindo essas dores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleide, fiz ela dia 2/10 agora.. E agora q veio incomodar tb fica latejando o local e sábado e hj saiu sangue um.pouco, mas qdo vou ver, n identifico no local sangramento

      Excluir
    2. Eu também sinto os mesmo sintomas

      Excluir
  52. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  53. Alguém me informa o valor de uma cirurgia dessas ?

    ResponderExcluir
  54. Olá! Também passei pelo procedimento da Bartolinectomia há 3 dias,no meu caso era um cisto indolor, mas o médico disse que se drenasse apenas poderia voltar e ocorrer um abcesso, a soluçao seria somente a retirada da glandula. A anestesia foi local, já desinchou bastante, mas inda está um hematoma que está saindo aos poucos, estou tomando anti-inflamatório e remédio pra dor, sinto um desconforto apenas ao Sentar, ainda tenho um pequeno sangramento. Tenho dúvidas em relação aos pontos, o médico disse que cairão sozinhos, espero que não demore muito.

    ResponderExcluir
  55. vou fazer a cirurgia amanhã e estou com muito medo de dores pelo comentario doe muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, desculpa perguntar, mas você é de onde? E quanto vai pagar pela cirurgia? Tô procurando pra poder fazer também.

      Excluir
  56. Fiz a cirurgia a 3 dias, Gostaria de saber sobre a cicatriz como fica depois?

    ResponderExcluir
  57. eu fiz marsulização sera que volta

    ResponderExcluir
  58. Eu fiz a cirurgia no dia 8 jan/18 com anestesia local e sedação. Ao acordar da sedação o local ainda anestesiado e eu senti muita muita dor no local. Segundo a médica eu ja poderia trabalhar no dia seguinte. Estou ate hj em casa sentindo dor td dia e com sangramento. Estive na clinica pra ela olhar pois pensei q tinha algo errado devido as dores q sinto mas ela disse q esta td normal. Ate quando essas dores heim???? Q coisa ruim... nao consigo sentar direito, nem andar, passo o dia com dor, nao consigo voltar ao trab, com sangramento desde o dia da cirurgia...

    ResponderExcluir
  59. Olá, tudo bem fiz a minha cirurgia da retirada da glândula do lado direito no dia 10/01/18, tomei a rak.
    Bom a pós cirurgia está sendo tranquilo, porém começou doer e sangrar a partir do 3 dia pós cirurgia,
    Sinto tbem umas fisgadas e dores, amanhã tenho retorno com a médica e vou ver o q ela diz.
    Estou tomando antibiótico e analgésicos.
    Já retirei a glândula do lado esquerdo tbem a 15 anos atrás, não fiquei com nenhum desconforto,vê nunca tive problemas.
    Espero q essa tbem em nome de Jesus não aconteça nada.
    Da outra vez fiquei 15 dias de repouso.
    Desta a médica não disse nada.
    Mas vou repousar até qdo achar necessário.

    ResponderExcluir
  60. Em Dezembro de 2011 minha glândula inflamou pela primeira vez (MUITA DOR).Mas como estava na última semana de gestação não pude tomar antibióticos, tive que drenar sem anestesia sem nada. A dor era tanta que quando o médico cortou com o bisturi o alívio foi imediato. Desde então esse cisto vem e volta (INDOLOR, APENAS UM DESCONFORTO). Em Maio de 2017 meu médico decidiu resolveu me operar, fiz uma marsupialização. Mas em dois meses o cisto voltou. Há 11 dias fiz a remoção da Glândula de Bartholin, anestesia raquia com sedação. Não senti nada durante a cirurgia que durou aproximadamente 30min, durmi o tempo todo. Durante a internação não senti dores, sempre medicada com dipirona na veia. Mas quando fui pra casa as dores começaram, estou de repouso, sem ter relação, sem pegar peso, são 15 dias de repouso e o tempo todo sinto dores. Meu retorno com o médico é terça-feira espero que esteja tudo bem. Não tenho o que reclamar da cirurgia foi muito tranquila, mas a recuperação é ruim, espero não ter que fazer novamente. Boa sorte a todas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi tudo bem? Realmente a cirurgia e bem tranquila mesmo tbm não tive do que reclamar o problema quando vai pra casa e começa as dores...hje faz quase 20 dias que fiz a bartolectomia e ainda sinto dores no local posso tomar oq for mais não passa...e vc ainda sente dores?

      Excluir
    2. Por qto tempo sentiu dor? Fiz há 6dias e ainda sangra e dói.

      Excluir
  61. Bom dia, a dez dias 28/02 fiz a bartholinectomia, não sinto dores ,mas incômodos ao sentar ,sangramento ao andar e o retorno cm a dr é só dia 23/03...alguém mais nessas condições? ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz no dia 09/02. Só sinto desconforto as vezes umas fisgada. É onde caíram os pontos está aberto isso está me preocupando.. mas acho q cada organismo reage de uma forma. Como foi seu retorno ao médico??

      Excluir
  62. Olá boa tarde, fiz a cirurgia a 18 dias os pontos cairam mas está aberto o local ainda.. alguém está passando por isso?? Estou com medo de ter q dar pontos de novo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom temos quase o mesmo tempo que fizemos a cirurgia,no meu caso não está aberto os pontos já cairam e continua caindo uns de dentor da vagina.meu problema que ainda doe muito,sente dores no local?

      Excluir
  63. Boa noite,que legal ter achado esse blog e ter encontrado com as mesmas duvdúvi que a minha.hj tem 17dias que fiz a bartolectomia mais ainda sinto dor no local e desconforto pra sentar dependendo doe...não consigo ficar usando calcinha e como se magoasse,em casa fico a vontade o ruim e quando tem que sair,sinto muito desconforto e essa for que não passa...mais estou bem melhor do que antes,tbm sinto pontadas no local,ainda um pouco enchado. Mais estou preocupada com essa dor que não passa,vcs ficaram quanto tempo sentido dores?😭

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii de bem e aí vc ja está totalmente recuperada? Eu fiz a retirada Da glandula no mesmo dia q vc fez 14 de maio mais ainda sinto muoto desconforto vc ta tomando algo pra cicatrização ? Estou preocupada com a minha recuperação

      Excluir
  64. Pessoal quem ja fez a cirurgia voltou a transar nirmalmente ou teve dificuldade?

    ResponderExcluir
  65. Fiz minha retirada das Glândulas bartolin segunda 18 hj dia 23 está saindo um pouco de secreção a dor e tolerável mas a preocupacao e maior pq tenho medo de sangrar mais e precisar ir hospitar. Minhas hematomas já está sumindo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em mim sangrou uns 10 dias, mas foi diminuindo. Ficou saindo uma secreção por uns 30 dias, que tbm foi diminuindo e parou com 30 dias. Depois com 40 dias voltou 1 dia e parou de novo.

      Só desinchou e drenou tudo com 25 dias que tinha feito a cirurgia.

      Excluir
  66. Como eh a relacao apos a retirada da glandula? Ja fiz 3 vezes drenagem e agora estou pensando em rerirar,porem, tenho medo de diminuir a lubrificacao.

    ResponderExcluir
  67. Fiz minha bartolinectomia dia 04/07/2018 , a princípio não senti nada , recebi alta no dia seguinte mesmo sentindo muitas dores .
    O maior problema é no primeiro e segundo dia pq o ardor para urinar, a dor e o inchaço incomodam .
    Hoje estou no 4• dia de operada , não sinto mais dor e nem inchaço , alguns pontos já caíram .
    O pós operatório disso é horrível mas nada se compara a drenagem .

    ResponderExcluir
  68. Olá meninas, um duvida: tô senrindo uma bolinha proxima a entrada da vagina, mas por fora, nos grandes labios (se toco dentro do labios menores sinto a bolinha, mas não vejo nada). Esta incomodando bastante e creio que desce para o perineo. Alguém ja teve glândula inflamada que apareceu assim? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No começo é assim mesmo ela aparece menorzinha, a minha começou assim, provavelmente é sua glândula inchando sim.

      Excluir
  69. Pessoal eu fiz a retirada das glandulas dos dois lado, isso faz uns 7 anos. Minha pós recuperação foi otima, Em dois dias estava viajando, não doeu nada. Logo voltei a ter relações, não tenho lubrificação e parece que minha vontade diminuiu tbm. Mas de resto estou otima. A minha foi feita pelo SUS e com isso não paguei nada. Então aconselho a falarem com o medico de vcs e se fizeram varias drenagens, retirem.

    ResponderExcluir
  70. Boa noite! Primeiro estou feliz por encontrar esse espaço de diálogo. Fiz a masupialização da glândula no dia 25/09/18, estou com 5 dias. Recebi auta no dia seguinte, no dia da auta falei para médica que havia sangramento, ela disse que é normal, além de um inchaso que ainda está. Os pontos caíram, está aberto, retorno no dia 13/10, mas vou tentar ir antes, pois o sangramento continua, não é muito, mas sangra. Ela passou medicação para tomar durante 5 dias. Não sinto dores, é mais um desconforto. Ela me deu afastamento do trabalho de 10 dias. Obrigada a todas que ja compartilharam suas experiências.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi France, eu também fiz marsupializacao. Hj faz 35 dias e ainda sinto umas dores.
      Como foi a sua recuperação e como vc estar hoje. Ainda sente desconforto ou tá tudo normal?

      Excluir
  71. Oi...Fiz a cirurgia de retirada da glândula á 13 dias..
    Tenho sentido mta dor e um enorme desconfortpara andar..
    Sinto um corpo estranho ao lado..to com medo, ñ quero ser internada outra vez.
    Alguém pode me orientar sobre esse corpo estranho?.
    Alguém q tenha passado por isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em muitos casos é possível sentir um corpo estranho/nódulo no lugar da glândula que foi retirada. Ele some sozinho como tempo. Tirei essa dúvida com minha ginecologista.

      Excluir
  72. Olá...tive essa "terrível"uns meses atrás e passei uma semana de sofrimento...sem saber mais o que tomar ou passar. Até que no final da semana tive a idéia de passar o sebo de Carneiro (sebo de Holanda) e pronto, foi a salvação.
    Na mesma noite todo o líquido da glândula escorreu e parei de sentir dor na mesma hora. Agora, ao menor sinal da inflamação, já passo logo e ela volta a desinchar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, você só passou o sebo de carneiro ?!
      Porque o meu já está inchado, será que resolve!? Não aguento mais de tanta dor e desconforto..

      Excluir
  73. Tive a inflamação várias vezes, fiz algumas drenagens em hospitais e sempre voltava. Dia 30/10/18 estava insuportável e fui em uma emergência ginecologica e já me internaram para fazer a marsupialização o pós operatório está sendo bem razoável, com poucas dores em visto o que sentia antes, o médico me receitou azitromicina de 500mg dose unica para mim e meu esposo e ibuprofeno de 8/8 horas. So estou achando bastante incômodo a sutura pois fica me espetando, vez ou outra sinto umas fisgada, também arde bastante na hora de urina. Pesquisei bastante sobre o assunto e vi que a cirurgia tanta a de marsupialização que é o "alargamento" do canal de saida do liquido mucoso quanto a bartolinectomia que é a de extração da glândula são bem caras e difícil de encontrar um ginecologista especialista que faça, graças a Deus eu fiz a marsupialização pelo SUS espero que nunca mais volte a passar por isso pois é terrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como foi a sua recuperação e como vc estar se sentindo hoje, ela voltou, a cicatriz incomoda?

      Excluir
  74. oi, passei por essa situação ha 5 anos ... o medico fez a drenagem mas depois de 2 meses la estava outra vez. começou pequena e nao doia e nem incomodava, mas esteticamente nao era nada legal. fiquei com essa desgraça ate o dia 28.10.18 foi quando resolvi fazer a cirurgia... ela estava enorme devido eu ter deixado passar muito tempo. eu fazia de tudo pra me livrar... todos os remedios caseiros e nada. enfim... no dia da cirurgia foi tranquilo... ele deu pontos internos e colocou tapao (usei o tapao por 3 dias). fui pra casa no mesmo dia... no 2 dia senti dor, ardencia, umas fisgadas e continuei sangrando mas bem pouco e era quase marrom ... no terceiro dia comecou o sofrimento. eu nao conseguia andar, muito menos sentar. no 6 dia resolvi ir ao medico que fez a cirurgia e estava inchado, com hematomas, dolorido demaaaais e sangrando pouco. ele disse que por a glandula estar bem grande ele tinha dado pontos pra fechar o espaco que ela estava e colocou tapão tambem mas mesmo assim o sangue ficou preso ali e teria que drenar e la vai eu sofrer. eu nao consigo descrever a dor que eu senti quando ele tocava e principalmente quando meteu aquela agulha bem no ferimento pra por a anestesia e por estar muito inflamada nao pegou... e foi na dor mesmo... ele drenou e tirou uns 4 ml de sangue coagulado... o alivio foi ma hora. mesmo assim ele teria que deixar um dreno no local para evitar que acontecesse outra vez e pra isso teria que cortar um pouquinho... senti ele cortar e nesssas horas eu estava chorando muito mas tinha que aguentar. depois disso nao senti mais dor horrivel e depois de algumas horas vim para casa e estou com dreno ate hoje dia 04.11.18 sai uma secreção mas jaa fui com ele e disse que e normal porque esta drenando. hoje nao sinto mais dores e o local nao esta duro, nem inflamado e nem com hematomas. apenas onde foi o corte que esta um pouco aberto por causa do dreno. desde o primeiro dia da cirurgia estou tomando medicação. pra dormir eu durmo com as pernas abertas igual uma gia kkkk mas e como me sinto melhor e como o ferimento e bem na entrada da vagina entao fica melhor pra cicatrizar por nao encostar no outro lado e nao ficar humido porque o ideal e que o ferimento fique seco mas e muito dificil. durmo sem calcinha e fico a maioria do tempo sem pra correr um ventinho. enfim... foi horrivel e espero melhorar em nome de jesus. se eu soubesse que seria tao sofrido eu tinha deixado ela aqui mesmo rs nao desejo isso para ninguem. boa sote a todas e nao deixem passar muito tempo para procurar um medico. quanto maior a glandula ficar mais dificil sera... por experiencia propria.

    ResponderExcluir
  75. Tô completando quase 1 ano convivendo com inchaços e drenagens. Não sinto dores, o líquido que sai nas drenagens é puramente a "lubrificação" entupida (não é pus), mas mesmo assim penso em fazer a cirurgia para remoção e me livrar logo disso. A vida sexual já está abalada porque sempre incha após a relação já que a lubrificação não sai pra onde deveria.
    Pra quem já fez a cirurgia a mais tempo, eu pergunto:
    A lubrificação fica OK depois da alta?
    Prazer? Dores? Incomodo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voltei
      E agora operada! Hahaha
      Tô completando 10 dias de pós operatório.
      Vou dar o relato pq foi lendo blogs que tomei coragem pra fazer a minha.
      CIRURGIA
      Eu fiz no hospital particular. Moro em bauru.
      A anestesia foi raqui com sedação intra venosa. Dormi o procedimento todo e não vi nem senti nada. Acho que durou uns 40 min. Internei no hospital 7:00 da manhã e as 19:00 a médica voltou pra me dar alta.
      Não sentia dores lá no pós imediato pq tava sempre medicada. Só era mto ruim sair da cama alta pra ir fazer xixi.
      Se querem uma dica: levem lencinho umedecido sem cheiro e sem álcool pra essa ocasião. Deus o livre passar papel higiênico que tá lá. Ainda mais que sempre é aquele mais grosso está

      PÓS OPERATÓRIO
      A médica prescreveu um antibiótico, um anti inflamatório e um analgésico. Façam compressa com gelo nos 3 primeiros dias. Depois passem pra morna. Comprei uma bolsinha térmica pra isso. Alivia demais o desconforto
      Pra dormir é bem chatinho. Eu dormia de barriga pra cima, com uma almofada embaixo da perna do lado operado. Era a posição que me trazia mais conforto.
      Não tive sangramento nenhum. Só inchou e ficou roxo.
      Agora que já passou a época de tomar remédios eu sinto umas fisgadas e um desconforto pra sentar. Pra ser sincera ainda não tive coragem de sentar bem. Jogo o peso pro lado "bom" e coisa de no máximo 20 min, depois vou pro meu sofá/cama msm.
      Ainda sigo usando só lencinho ou gaze estéril molhada no soro. Porque todo castigo é pouco e eu menstruei também. Então a parte de andar livre e solta não tá dando esses dias (seria o ideal).
      Faço a higiene usando sabonete de glicerina líquido (Granado). A médica me receitou uma pomada e um spray cicatrizante. Vou intercalando entre um e outro a cada higiene.
      Amanhã vou tentar voltar às minhas atividades.
      Tentarei manter atualizado o relato

      Quem tiver que fazer, faça logo.
      Minha médica falou que fiz no momento certo. Nem mto grande, nem mto complicado ou inflamado.

      Boa sorte a todas

      Excluir
    2. Estou com 5 dias pos operatório,estou bem sinto algumas dores mais tudo tranquilo, mais sinto que está como se fosse um hematoma no local, não sei se normal por conta do tempo recente, mais tomara que suma!

      Excluir
    3. COMPLETEI 1 MÊS DE PÓS OPERATóRIO

      O hematoma do meu sumiu com uns 7 dias aproximadamente
      O edema só com uns 15 dias

      No meu comentário anterior eu disse que voltaria as atividades no dia seguinte. Mas não deu muito certo hehe. Eu trabalho de calça jeans e sentada. Aí isso deu uma apertada na área e eu não aguentei nem 10 min sentada com uma leve dor. Mas era mais medo de passar uma tarde toda pressionando a área e preferi não continuar na atividade. Retornei quando fez 16 dias. E fez toda diferença.

      Um dos meus pontos abriu e outro ficava repuxando. Era esse que me incomodava sentada. Precisei tirar (não esperei cair). Tirei todos com 15 dias. E melhorou MUITO o dia a dia. O ponto que abriu cicatriza por ele mesmo, só demora mais. Mas nada grave. A médica me tranquilizou. Ele era o mais doloridinho mesmo. Segui lavando com o sabonete de glicerina e usando somente lencinhos umedecidos.

      Agora com 1 mês já tô 90% ok. Quando faço minha higiene eu sinto os locais do corte, tecido cicatricial mesmo, mas acredito que ainda vai melhorar. Aquele pontinho que abriu é o único lugar que ainda tem certa sensibilidade. Mas a própria médica me falou antes de operar que levaria pelo menos 40 dias para cicatrização total.

      Já menstruei 2x. A 1a vez foi ruim porque o spray+absorvente acabou me dando alergia e o fluxo foi muito intenso (acredito que devido aos remédios que eu tava tomando na época). Essa segunda vez foi bem mais tranquila.

      Ainda não tive relações, mas tô confiante que vai ser tudo bem. Já fiz uma viagem longa de avião também. Carreguei as malas. Enfim, minha vida já voltou ao normal.

      Não tenham medo de se livrar logo disso
      Boa sorte a todas
      e melhoras para as que já estão em recuperação

      Excluir
    4. Oiiii, hoje faz 15 dias que fiz a retirada da glândula, e não senti nada, só uma pequena secreção avermelhada nos primeiros dias. Eu gostaria de saber se você já teve relações depois disso e como foi? Se doeu, ou sentiu algum desconforto. muito obrigada pelo seu depoimento!

      Excluir
    5. 75 DIAS DE PÓS OPERATÓRIO

      Posso resumir tudo a uma frase: Estou ótima!
      Sem dores, sem inchaços e sem medo.

      Aos 40 dias tive relação sexual
      Confesso que não foi muito sensacional porque eu tava com medo de doer, de voltar, de machucar, enfim...mas foi tudo normal.

      Passado 2 meses a lubrificação está boa também.
      Acho que agora que relaxei, sem medo de ter cistos a cada relação, consigo aproveitar melhor o momento.

      Pra ser sincera eu nunca mais conferi visualmente a área, mas no tato tá tudo bem. Aquele pontinho dolorido já cicatrizou. As veeezes eu sinto uma pontadinha beeem leve no local, nada alarmante.

      Fiquei de voltar na médica aos 3 meses só pra ela dar uma última conferida pois irei mudar de cidade.

      Novamente, reforço a todas que tomem coragem e façam a cirurgia assim que possível. Qualquer dúvida estou a disposição.

      Excluir
    6. Qto tempo demorou para sair caroço. Eu operei terça passada, faz 6 dias, ainda sai sangue e tem um caroço, igual qdo a glândula enchia. Ainda dói um pouco e não consigo ficar mto tempo sentada.

      Excluir
    7. Oi Fernanda,
      Vc fez a remoção total da glândula?
      O meu teve apenas inchaço da área, por uns 10 dias.
      Sentar mesmo sem incomodo só com uns 30 dias
      Será que o que vc sente não é algum ponto?
      Na dúvida, retorne ao seu médico.
      A minha sabia que eu era desesperada (kkkk) e deixou eu fazer quantos retornos eu achasse necessário

      Melhoras a você.
      Logo logo tudo isso passa e vc vai dar graças a Deus por ter se livrado disso

      Excluir
    8. Olá Fernanda. Em mim tbm ficou igual quando a glândula enchia. E só drenou tudo e desinchou completamente com 25 dias. Eu tinha até ficado preocupada com medo de não desinchar.. rs, mas deu tudo certo.

      A minha médica não deu pontos externos. O meu corte é cerca de quase um centímetro de profundidade e ainda está aberto, mas não sangra. Tenho 32 dias de cirurgia e amanhã vou começar usar um spray cicatrizante pra fechar logo toda cicatriz.

      Excluir
    9. Oi meninas, fiz a cirurgia de remoção da glândula dia 19/0, a minha foi na parte direita. Hoje dia 21/02 recebi alta do hospital,a área está bem inchada. (pelos comentários que vi, falavam que realmente fica inchada igual quando a glândula inflama) queria saber se isso é normal??

      Excluir
  76. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  77. Olá... Boa tarde ,espero que vc esteja melhor e já tenha resolvido seu problema ... Desculpa pela demora pra responder ,então fiz a cirurgia nos dois lados e estou ótima sem dores sem inchaços e lubrificando q é uma beleza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kelly demorou muito pra passar todas as dores e incômodos? Estou operada a 37 dias mais ainda tenho incômodos e de vez em quando dores como se estivesse inflamado por dentro , por fora os pontos estão todos normais, gostaria de tomar algo pra acelerar a cicatrização mais não sei oq tomar😓😓

      Excluir
  78. Pois a minha estorou sozinha hoje faz uma semana não sinto nada.mas passei por o mal momentos para era muita dor .gente VCS sabem mim dizer si os remédios tomados atraza o periper mestrualm

    ResponderExcluir
  79. Só queria saber si o periope mestrualm atrasa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só queria saber si o período m estrual atraza e p quantos dias

      Excluir
  80. Oi meninas, tive a Bartholinite aguda, dores imensuráveis, febre e não podia andar,nem sentar, pois inchaou tanto que ficou do tamanho de uma laranja, passava o dia deitada na rede, o único jeito que não sentia dor. Fiz a drenagem, que dói muito mas o alívio e imediato. Fiquei com sequela da Bartholinite aguda, o CISTO. Esse cisto sempre incha quando tenho relação, não dói mas incomoda e já fiz a punção 3x,a última que fiz foi agora em Janeiro, esse procesimwnto também dói mas é menos doloroso que a drenagem. Na punção o médico insere uma agulha no local do cisto e vai puxando pus que tem dentro. Agora,abril, esse cisto voltou a aumentar de tamanho, não tá doendo mas incomoda e tô com MUITO MEDO DE VOLTAR. tô fazendo a compressa mista (5 minutos de água quente e 5 minutos de compressa gelada), percebi que diminuiu o inchaço mas ainda continua uma bola na minha vagina. Li que o chá da camomila aplicado na compressa alivia também, irei testar, ao quero ficar livre disso. Beijos e melhoras para todas nós

    ResponderExcluir
  81. Tenho 17 anos, a minha glândula inflama desde que eu tinha 15 anos, um pouco depois da minha primeira relação, sofri muito pois ela inflamou 5 vezes nunca drenei, ela furava espontaneamente, já sofri quase 1 mês na primeira vez que inflamou, mas depois foi mais rapido. Da última vez o médico explicou o que era e falou que a solução era uma cirurgia simples. Consegui pelo sus, fiquei internada e recebi a anestesia raqui na veia e sedação, por isso não lembro de muita coisa, durou cerca de 30 minutos. Hoje faz 15 dias de pós operatório, e até agora está sendo tranquilo, veio uma pequena secreção na primeira semana mas agora já está ok, segunda já volto as atividades normais, o médico não falou exatamente quando posso voltar a ter relações, mas estou pesquisando direitinho o tempo ideal.

    ResponderExcluir
  82. Oi gente fiz a cirurgia retirei a glandula a 22 dias e ainda tenho dores e os pontos ainda não caiu, a minha pergunta é se tem algum remédio pra aliviar ou se um banho de assento faz bem ? Obrigada e espero respotas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb gostaria de saber. Vc ainda sangra?

      Excluir
    2. Não, a minha não sangra , mais no momento estou com dificuldade pra sentar e sentindo um pouco de dor

      Excluir
    3. Oi Fernanda, a minha não sangra mais estou com dificuldade pra sentar e ainda dói um pouco

      Excluir
    4. Vc fez quando a sua cirurgia? Se quiser trocar umas ideias manda teu WhatsApp

      Excluir
    5. Só vi hj que respondeu, a minha sangrou uns 10 dias e depois menstruei e não sei se continuou sangrando. Agora o sangue parou e a dor TB, já desinchou tudo e não sinto mais dor frequente. Às vezes sinto for se sento em local mto duro

      Excluir
    6. A minha ainda estou sentindo o desconforto mais fui na ginecologista e ela disse q isso passa com o tempo , mais já estou com 36 dias de operada aí fico pensando q estou com algo inflamado pq dói quando me sento por muito tempo , não sangra e não está saindo secreção , gostaria de saber algo pra tomar pra ir ajudando a cicatrizaćao por dentro , pq por fora esta tudo normal, vc toma algo?

      Excluir
    7. Tomei por uma semana ibuprofeno e dipirona. Hj só tomo se sentir dor. Ontem fiquei mto tempo sentada numa arquibancada e doeu um pouco, aí tomei.

      Excluir
    8. Cc tem quanto tempo de operada ? Eu tô com receio de tomar antiflamatorio pq a médica falou q não precisa , mais a dor tá muito chata , apesar q até fazer a cirurgia e depois da cirurgia já tomei varios remedios e tenho medo de não fazer mais afeito

      Excluir
    9. Tô sofrendo demais Fernanda com a recuperaćao , vi vários relatos de mulheres q fizeram e que com 15 dias já estavam trabalhando normalmente mais o meu caso não está sendo assim , estou ficando preocupada , achando q tem algo errado sei lá😢😢

      Excluir
    10. Meu nome é taciana e se vc puder me adicionar no ZAP pra gente trocar informaćoes lhe agradeço pq já estou ficando bolada com a minha recuperaćao 😥😥

      Excluir
    11. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  83. Há 4 anos venho sofrendo com abscesso na glândula. No início era apenas leve incômodo nada que remédios e banhos de assento não resolvesse! Minha primeira drenagem (sem anestesia) eu estava gestante e não podia tomar remédios, doeu demaisssssd mesmo uma tortura! Passou meu bebê nasceu e 6 meses depois novamente a glândula inflama novamente. Sofri muito a minha médica nn estava na cidade e na emergência nada resolveu. Fui 3 dias seguidos para o hospital até que ela estourou sozinha! Um alívio. Porém 3 meses ela novamente inflama.A médica fez uma marsupialização e até agora está tranquilo. Estou pensando em retirar a glândula se voltar a inflamar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem , eu acho melhor vc conversar com sua medica pra saber se realmente é necessário a retirada , no meu caso foi pq já vinha com várias drenagens feitas e voltava a inflamar em curto prazo , então ela resolver retirar logo e a minha glândula estava muito profunda

      Excluir
  84. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  85. Meninas alguém aqui pra tirar dúvidas? Estou a 48 dias q retirei a glandula mais estou sentindo muito desconfortos ao ponto de não ficar por muoto tempo em pe😪😪😪

    ResponderExcluir
  86. Nossa meninas fico feliz por quem consegue se livrar desse problema eu já tive 13 vezes a última vez agora fiquei 26 dias de cama faz 6 dias que eu fiz a última drenagem do lado esquerdo só que eu sinto que está tipo com uma queloide amanhã tenho ginecologista vamos ver o que o médico vai falar já foi me dito que preciso fazer a cirurgia de bartolinectomia só que pelo SUS não faz então vou ter que fazer no particular confesso que sofro muito principalmente emocionalmente para acabar com tudo ainda tem uma Cândida persistente que me dá todo mês mas desejo boa sorte para quem vai fazer cirurgia e uma boa recuperação para quem já fez

    ResponderExcluir
  87. Olá meninas já fiz essa cirurgia deu tudo certo!
    Quando encontrei esse blog estava pesquisando e lendo o comentário de todas.
    Mais deu tudo certo,graças a Deus.
    Hj estou bem mais confesso que a recuperação foi um pouco chatinha sentia dores e muitas pontadas por vários dias,como é um lugar úmido demora mais a cicatrização.
    Mais valeu a pena,hj estou bem e não sinto mais nada.
    Desejo a todas que precisam fazer essa cirurgia uma boa sorte e uma rápida recuperação.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  88. Meninas a recuperação é bem chata mesmo..pois fica ainda tão sensível fora as dores mais só tomar a medicação certinha que o médico prescreveu,mais a recuperação ainda é um pouco lenta!
    Eu mesmo sentia muitas dores,mais claro,não aquela como antigamente quando eu tinha a glândula.
    Fiz a Bartolinectomia e hj estou curada!
    Agora meus cuidados dobrou mais ainda.
    Pq só quem tem isso sabe como é doloroso e como sofre.
    No meu caso tive que fazer essa cirurgia pq só drenar não dá certo sempre acaba voltando.

    ResponderExcluir
  89. Meninas alguém aqui que fez a retirada da glandula ficou com algum coágulo na entrada da cirugia tipo como se fosse uma bolha vermelha ? Estou com isso e a medica disse q iria sumir mais até agora nada

    ResponderExcluir


  90. Meninas alguém aqui que fez a retirada da glandula ficou com algum coágulo na entrada da cirugia tipo como se fosse uma bolha vermelha ? Estou com isso e a medica disse q iria sumir mais até agora nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível sentir um nódulo/corpo estranho ao tocar o lugar que ficava a glândula. Pode ser os pontos que não dissolveram ou seu corpo ter cicatrizado de forma que tenha ficado um relevo possível de sentir ao toque. Sai com o tempo, que depende do seu corpo. Pode levar dias, semanas, meses, anos.. o importante é que não tem nada inchado, o corte está cicatrizado e a glândula não vai mais inchar porque foi retirada..

      Excluir
  91. Olá meninas alguém aqui conseguiu fazer pelo sus a cirurgia ?
    E quem fez particular pode me dizer o valor é a cidade e estado que mora , eu moro em Sinop Mato Grosso aqui custa de 4,700 a 5,500 varia de médico pra médico mais tem uma cidade aqui perto que cobra 3,500, me falem valores por favor

    ResponderExcluir
  92. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  93. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  94. Olá, fiz minha bartolinectomia a 7 dias e está tudo bem, não sinto mais tantas dores, consigo andar e sentar normalmente, o que me intriga é que o médico não fechou o local, então ainda está um corte um pouco fundo, tenho medo de demorar para cicatrizar. Gostaria de saber se esse procedimento foi feito em alguma outra mulher.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em mim foi assim tbm. A médica deu pontos internos que o corpo absorve. Não deu pontos externos pra não atrapalhar o corpo drenar tudo. Minha médica disse que vai fechar sozinho mesmo sem pontos externos. Estou com 31 dias de cirurgia. Eu achei que estava cicatrizando, mas hj parece que amanheceu um pouco aberto. A partir de amanhã vou usar um spray cicatrizante de andolba por 7 dias.

      Excluir
  95. Minha cirurgia vai ser daqui a uma semana e confesso que estou com um pouco de medo. É a primeira vez que tenho o cisto, ele está bem grande, mas não sinto dor. Lendo os comentários aqui estou um pouco apreensiva quanto ao pós operatório, mas espero que tudo corra bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii olha só não tenha medo de fazer a cirurgia , ela é simples demais, melhor fazer do que ficar indo varias vezes no hospital pra fazer drenagem e se livrar de uma vez por todas desse martirio, te aconselho a fazer e relaxe ,a única coisa chatinha é o pós operatório, mais vai do organismo de cada pessoa , mais depois q passa vc vai ver q valeu a pena , espero q eu tenha te ajudado ok, fica na paz e deixe de nas mãos DELE bjusss

      Excluir
  96. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  97. Oi meninas! 
    Tbm fiz minha cirurgia em 22.08.2019... o pós operatório está tranquilo não sinto dores estou tomando antibiotico e continuo fazendo compressa gelada, tenho sangramento, mas nao sei se menstrução ou os dois juntos, agora com 6 dias as vezes tenho umas fisgadas, mas nada que nao aguente... o médico deu 3 dias de atestado, porém resolvi tirar alguns dias de férias, pois fica bem inchando, hoje no sexto dia está bem menor, no entanto ainda não está normal e se tivesse voltado a trabalhar no quarto dia não teria consegido ficar muito tempo sentada.. 
    Sinto tbm um nódulo na região retorno ao médico na próxima semana, espero que continue assim sem dores e que ao voltar ao trabalho no dia 02 espero estar melhor, tenho usado roupas confortaveis para não apertar, mas nao consigo ficar sem calcinha por conta do sangramento, no geral acredito que vale muito a pena sair desse sofrimento de sentir dores e ainda não ver a estética do nosso parquinho comprometido.
    Custo da cirurgia 3000,00 aqui em São Paulo/SP

    ResponderExcluir
  98. OI coleguinhas!
    venho passando por esse problema a 4 anos estou na fila de espera do SUS para poder fazer a minha tao sonhada cirurgia moro em BETIM/MG alguem aqui sabe me dizer onde consigo fazer particular e o valor? Minha primeira vez foi quando estava gravida foi uma dor orivel nunca tinha passado por isso no meu caso foi tao forte que logo da primeira vez tive que drena e pensa ja doi muito e a anestesia nao pegou ,por fim fui pra casa sem dores nem uma e andando normal .Mas desse tempo pra ca os inchaços foram constantes sempre tenho tive que drena umas 4x mas hoje em dia drena sozinho apenas com os antibióticos mais as dores sao as mesma vou confessar chego a chora pois doi muito :( amei ter encontrado voces aqui pois achava que so eu no mundo tinha essa coisa pois nunca tinha visto ou ouvido alguem falar que teve .OBRIGADO

    ResponderExcluir
  99. Tenho 6 dias q fiz a cirurgia, ainda sinto muita dor e tbm está inchado, não consigo sentar pq dói bastante não vejo a hora desse sofrimento passar.

    ResponderExcluir
  100. Fiz o procedimento da retirada das glândulas dia 13 de setembro de ambos os lados. Porém estou um pouco preocupada, de um lado que a glândula estava maior, após a cirurgia ficou roxa, dura e bem inchada.E do outro lado por fora aparentemente normal, mas afastando os lábios dá pra ver tipo uma bola.Fui ao médico do lado que estava duro, ele retirou um coágulo de sangue, deu uma melhorada, mas agora está duro novamente.Será que esteticamente vai ficar feio? Ainda sinto desconforto ao sentar e estou tomando remédio

    ResponderExcluir
  101. Sabe me dizer qual o valor para retirar o cisto ?

    ResponderExcluir
  102. Boa Noite meninas
    Estou aqui para relatar minha longa convivência com a bartolinite, desde os meus 18 anos que ela resolveu aparecer em minha vida. Hoje tenho 38 anos e uma longa historia para contar. Eu nem sei dizer quantas vezes sofri em hospitais procurando atendimento para aliviar minha dor e não encontrava,quando encontrava algum medico que por pena fazia alguma coisa, geralmente eram feitos procedimentos que não são muitos corretos ( tipo abrir o abcesso com bisturi e espremer para sair a secreção, algumas vezes até sem a anestesia ou fazer uma punção). Depois de 20 anos de SOFRIMENTO resolvi fazer a bartolinectomia, foi dia 08/10 estou com 4 dias de cirurgia, doe, queima, sangra e está muito inchado, sinto como se estivesse um caroço no local da glandula, as vezes tenho a sensação que nunca mais vai voltar ao normal. Apesar de tudo que estou sentindo, não é nada comparado ao sofrimento de viver a restrita vida com bartolinite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii como vai , e sua recuperação tá tudo bem , estou cirurgiada A 7 meses e ainda sinto incomodos

      Excluir
    2. Oi Taciana, eu achei que fazendo a bartolinectomia ia me livrar das dores, me enganei. Hoje com mais de 4 meses sinto muitas dores no local e a cicatriz ficou horrível, tem como se fosse um corte aberto. Voltei a médica e ela disse que era normal, como pode ser normal se eu sinto dores diariamente.

      Excluir
    3. Pois estou passando quase a mesma coisa , já estou no meu limite 9 meses e ainda sentindo incômodos que chega a incomodar demais ,até a parte perto do anus incômoda , não sei mais oq fazer 😓😓

      Excluir
  103. Eu to nessa vida de abre e fecha pra drenar ja faz alguns meses, operei dia 22 de Julho de 2019, a primeira vez que abriu pra valer foi no 13º dia, voltei ao médico e o mesmo disse que estava tudo normal, que era ate bom abrir pra drenar o que tivesse, depois disso, com a demora pra fechar, voltei la a cerca de 1 mes depois, ouvi a mesma coisa, que era normal, segui a vida onde finalmente estava fechando, eu tava bem feliz, ate que no final de Setembro, abriu novamente, fui em outra gineco de confiança, a mesma disse que estava tudo normal, volto eu pra casa com mais sabonetes e uma pomadinha pra acelerar a cicatrização, usei tudo, fechou de novo, ate que semana passada, novamente percebo um
    inchaço, vou olhar, e pra minha surpresa, abriu novamente, eu ja to bem chateada com isso, fiquei tao feliz em finalmente me livrar daquela dor cotidiana que eu sentia, agora to com algo que nao sara totalmente, e sempre ouço ser normal, como pode ser normal algo assim? Ja aconteceu com alguma de vocês? Estou aflita, autoestima lá embaixo, e sofrendo diversas mudanças importantes na minha vida por conta disso :(

    ResponderExcluir
  104. Eu operei na terça feira amanhã faz uma semana retirei apenas um lado a glândula de bartholin e tive sangramento intenso no mesmo dia da cirurgia até dia seguinte depois normalizou sangro mas pouco não preciso usar absorvente pq abafa só mancha a calcinha, tenho uma bebê de um ano difícil o pós operatório mas consigo andar cozinhar normal sinto dores mas e só deitar q passa nada muito intenso, está roxo ainda e inchado tomei azitromicina por 5 dias e tô passando uma pomada indicada pela médica , prefiro passar por esse desconforto do que drenar pq a minha nunca estourou sozinha, foram mais de 7 vezes , prefiro estar bem do q me preocupar com a lubrificacao e viver mal

    ResponderExcluir
  105. Oi pessoal, fiz 3 cirurgias. A última foi dia 13/09/19. Fiquei com parestesia no local, mas o médico falou q era normal. Depois de uns 15 dias ficou normal. Agora, vou fazer 2 meses, o local está duro... liguei para o médico hoje e ele me falou que não é normal. Acredito q causou um seroma. Espero q dê para drenar esse líquido pq acredito q talvez só outra cirurgia. Eu irei quinta-feira ao médico, se alguém passou por isso, poderia me adiantar. Volto na quinta-feira pra falar o q o médico me disse.

    ResponderExcluir
  106. OI MENINAS PASSO PELA MESMA COISA QUE VOÊS ...
    ALGUÉM AK SABE ME DIZER O VALOR PARA UM CIRURGIA PARTICULAR
    MORO EM BETIM/MG DESDE JA OBG...

    ResponderExcluir
  107. Oi gente! Fui ao medico hj, e ele me disse que no momento da cirurgia, o medico q me operou fez uma cauterização pois ele suspeita que houve muito sangramento. Ele afirmou ser isso, pois mostrei a ele a biópsia, onde dizia algo sobre isso na glândula que foi retirada. Como foi feita a cauterização, ocorreu uma inflamação e ficou dura a cicatriz. Daí ele passou uma pomada ginecológica com aplicação por 7 dias, e após 10 dias fazer os exames de vulvoscopia e colposcopia.
    Respondendo sua pergunta Ana Claudia, Onde moro, a minha cirurgia foi R$ 1500,00 já incluso a biópsia. (Maceió)
    Espero que tenha te ajudado a ter uma noção de preço, pq moramos em estados diferentes e o valor pode variar. Estou na luta ainda gente, espero que tenha ajudado a vcs tb minha experiência. Logo após os exames volto pra falar dos próximos capitulos.

    ResponderExcluir
  108. Estou com 4 dias de operada e sinto muitas dores. Parece castigo isso. Não consigo sentar nem ficar em pé. Nao ta sangrando, espero melhorar logo desse pesadelo. Retirei as 2 glandulas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa as duas ? Espero q vc esteja bem , boa recuperação pra vc

      Excluir
    2. Muito sofrimento. lado esquerdo tava profundo ate o perineo. Não to conseguindo raciocinar.

      Excluir
    3. Nossa me explicar melhor isso por favor

      Excluir
    4. Oii e ai como vc está? Vc relata q a glandula estava profunda até o perineo , vc senti dores nesse local? Pq estou com bastante dores nesse mesmo local e não sei mais oq fazer 😓😓😓😓

      Excluir
  109. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  110. Oi meninas, fiz a cirurgia de remoção da glândula dia 19/01, a minha foi no lado direito. Hoje dia 21/02 recebi alta do hospital,a área está bem inchada. (pelos comentários que vi, falavam que realmente fica inchada igual quando a glândula inflama) queria saber se isso é normal??

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade e faça essa blogueira feliz. Comente! Bjus =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...