Glândulas de Bartholin - O que é?

Oii meninas, hoje vim falar de saúde feminina, bem diferente dos temas do blog, mas que é sempre bom ser discutido. Bom, a poucos dias passei por uma cirurgia bem chata e ainda estou me recuperando. Muitas mulheres já passaram por isso, mas ainda é um problema desconhecido por algumas. 


Já ouviu falar em Glândulas de Bartholin?

São duas glândulas localizadas na vagina, responsáveis pela lubrificação, que prepara a mulher para o ato sexual. Muitas mulheres não sabem da sua existência, às vezes descobrem numa maneira nada agradável. Essas glândulas podem inflamar formando cistos ou abscessos. 
O que muita gente não sabe é que aquelas calças jeans, bem justas, apertadas no gancho, podem obstruir essas glândulas e também bactérias da flora intestinal e da região íntima. Conheça mais sobre essas importantes glândulas.

 
 
O que é? 
As glândulas de Bartholin secretam muco para hidratar a região vulvar. São semelhantes às glândulas dos mamíferos. Estão localizadas bilateralmente na área vulvovaginal profundamente na vulva. Cistos e abcessos são as causas mais comuns de queixas relacionadas a essas glândulas. Tumores originados nessas glândulas são extremamente raros (carcinoma da glândula de Bartholin). As obstruções não inflamatórias dos ductos geralmente são de origem traumática, secundárias a traumatismos do períneo, lacerações obstétricas (durante o parto) ou à episiotomia (corte que, algumas vezes, se realiza no períneo para facilitar a saída do feto).

O que se sente?

Abscesso e cisto da Glândula de Bartholin

Cistos: 
Pequenos cistos dos ductos de Bartholin podem ser encontrados nos exames pélvicos de rotina podendo ser assintomáticos até atingirem um tamanho considerável ou causarem sintomas como dor vulgar, desconforto durante a relação sexual, dificuldade para caminhar ou sentar.

Como se trata? 
Os cistos assintomáticos não requerem tratamento. Quando há sintomas importantes e nos casos recorrentes a cirurgia pode ser necessária. Como o local é muito vascularizado, pode haver sangramento de difícil controle, causando hematomas importantes. A biópsia deve ser considerada em mulheres acima de 40 anos para excluir carcinoma.

Sintomas
 
-Uma massa ou um caroço doloroso perto da abertura vaginal
-Desconforto ao caminhar ou sentar 
-Dor durante a relação sexual 
-Febre
-Um cisto ou abscesso geralmente ocorre em apenas um lado da abertura vaginal.


Abscessos: 
A infecção e a obstrução do ducto, com formação de um abscesso, é um quadro agudo que requer intervenção imediata. A queixa principal é a dor, muitas vezes intensa. O local apresenta-se tenso, quente e muito sensível. Pode haver uma zona vermelha ao redor da abertura do canal e saída de secreção. 

Como se trata? 
Os abscessos da glândula de Bartholin podem drenar (romper) espontaneamente ou devem ser drenados cirurgicamente sob anestesia local ou raqui. Aqueles que drenam espontaneamente têm chance maior de recorrer (voltar). Banhos de assento e medicação para dor podem aliviar o desconforto. O uso de antibióticos está indicado em algumas pacientes (pacientes diabéticas, com comprometimento sistêmico ou imunossuprimidas).

Intervenção cirúrgica
No meu caso, passei por cirurgia (bartolinectomia) pois como ela sempre volta e com mais intensidade, o médico me disse que era preciso fazer. Geralmente é uma cirurgia simples, a minha anestesia foi a raqui, aquela nas costas (dói muito) e fiquei internada 2 dias, a recuperação é a parte mais chata, muito repouso, dores e sangramentos. 

Está com 15 dias que fiz, me livrei de um problema muiitoo chato, sofri muito com dores, inchaços, o cisto sempre voltava, a alto-estima vai lá pra baixo, mas eu faria tudo de novo pra me ver livre disso. Estou bem melhor graças à Deus. Recomendo fazer logo a cirurgia, pois ficar drenando não adianta, só ameniza.  

Obs: Meninas se olhem, se toquem, aproveitem a hora do banho, só assim vocês perceberão se existe algo estranho no seu corpo. Saúde em 1º lugar sempre. 

Bjooos :)  

66 comentários:

  1. pq inflama ? pq isso acontece gente?

    edjnne Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edjanne muitas das respostas de suas perguntas, se encontra no post. Beijo!

      Excluir
    2. não tem explicação certa para este problema, já aconteceu comigo 3vezes em manos de 2anos, agora estou fazendo os exames para cirurgia! muito ruim esta cituação além do mais que depois das denagens fica impossível ter ato sexual por uns 20dias, o que é muito ruim em um casamento!

      Excluir
    3. E eu vou fazer a 2 Cirugiaaa :( tó aqui morrendo de medo :'(

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Ola. Fiz a cirurgia de retira da glandula de Bartholin, correu tudo bem. Mas uma semana depois da cirurgia começou um pequeno sangramento, isso é normal? Porque nos primeiros dias o sangramento era mínimo, mas agora esta mais intenso.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiana, eu tive sangramento também, até me confundi sem saber se era menstruação ou sangramento da cirurgia. Se continuar por mais de 4 dias é bom vc ir ao médico p/ se certificar que está tudo bem. Beijo!!

      Excluir
  4. Oi, tambem fiz a cirurgia e estou sangrando menos depois de 4 dias, mas queria saber se depois dessa cirurgia vou voltar a ter a minha lubrificaçao natural agora, obrigada pela atençao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kreusia, eu acredito que não tenha mais a lubrificação normal, até por que vc tirou a glândula, a outra glândula se encarrega de lubrificar, no meu caso, eu não lubrifico nada. Se por acaso vc achar que não está lubrificando normal, usa um gel lubrificante a base de água. Abraços!!

      Excluir
  5. Ja sifri com isso umas 5 vezes. A ultima drenou ontem.. Tenho medo dessa cirurgia.

    ResponderExcluir
  6. Fiz essa cirurgia na quinta feira, esta bem dolorido e sangrando um pouco, esse sangramento e normal?Ainda mais com esse calor?

    ResponderExcluir
  7. Fiz essa cirurgia a 9 dias. E ainda não consigo sentar e nem ficar em pé, ; pois dói muito. Será normal?

    ResponderExcluir
  8. É normal o sangramento após a cirurgia... Eu fiz a cirurgia terça feira agora mas ainda ta sangrando muito...e estou com muita dor..inchaço.... Será que é normal ou devo avisar meu médico?

    ResponderExcluir
  9. É normal o sangramento após a cirurgia... Eu fiz a cirurgia terça feira agora mas ainda ta sangrando muito...e estou com muita dor..inchaço.... Será que é normal ou devo avisar meu médico?

    ResponderExcluir
  10. É normal o sangramento após a cirurgia... Eu fiz a cirurgia terça feira agora mas ainda ta sangrando muito...e estou com muita dor..inchaço.... Será que é normal ou devo avisar meu médico?

    ResponderExcluir
  11. Faz 13 dias q fiz uma cirurgia d granula ainda sagra e doi tou com medo isso e normal???

    ResponderExcluir
  12. Faz 13 dias q fiz uma cirurgia d granula ainda sagra e doi tou com medo isso e normal???

    ResponderExcluir
  13. Fiz uma segunda cirurgia de bartolinectomia na mesma regiao, aqui em BSB, com o mesmo médico e no mesmo hospital. Acho que na primeira vez o trabalho ficou mal feito e acabei tendo um cisto de retenção, com um volume que cresceu devido ao acúmulo de líquido. Estou com 5 dias, muitas dores, muita limitação.

    ResponderExcluir
  14. Bom achar um blog assim eu já fiquei e fui ao médico mandou eu tomar amoxilina e como algumas semana sumiu. Agora depois de uns 4 a 5 meses,volto bem pior, ainda estou tomando amoxilana, porem continua doendo muito e estar grandinho. Não tem a presença de Pus mais sim de um sangramento, pensei que fosse menstruação porém n tenho certeza . Lavo bastante com água morna mais n estar adiantando muito. E a médica só estar marcada pra dia 28, já tô estressada com essa situação, estar impossível ter relações sexuais e estou com medo do que vai ter que fazer pra acabar com isso :( Alguém com alguma sugestão para aliviar ou diminuir ?

    ResponderExcluir
  15. Bom achar um blog assim eu já fiquei e fui ao médico mandou eu tomar amoxilina e como algumas semana sumiu. Agora depois de uns 4 a 5 meses,volto bem pior, ainda estou tomando amoxilana, porem continua doendo muito e estar grandinho. Não tem a presença de Pus mais sim de um sangramento, pensei que fosse menstruação porém n tenho certeza . Lavo bastante com água morna mais n estar adiantando muito. E a médica só estar marcada pra dia 28, já tô estressada com essa situação, estar impossível ter relações sexuais e estou com medo do que vai ter que fazer pra acabar com isso :( Alguém com alguma sugestão para aliviar ou diminuir ?

    ResponderExcluir
  16. Bom achar um blog assim eu já fiquei e fui ao médico mandou eu tomar amoxilina e como algumas semana sumiu. Agora depois de uns 4 a 5 meses,volto bem pior, ainda estou tomando amoxilana, porem continua doendo muito e estar grandinho. Não tem a presença de Pus mais sim de um sangramento, pensei que fosse menstruação porém n tenho certeza . Lavo bastante com água morna mais n estar adiantando muito. E a médica só estar marcada pra dia 28, já tô estressada com essa situação, estar impossível ter relações sexuais e estou com medo do que vai ter que fazer pra acabar com isso :( Alguém com alguma sugestão para aliviar ou diminuir ?

    ResponderExcluir
  17. nos primeiros dias depois da cirurgia é normal ficar bem inchado..

    ResponderExcluir
  18. Oi, fiz a cirurgia há cinco dias só tó achando ruim a recuperação, e muito cuidado com a higiene do meu corpo,o meu médico mim falou para ter cuidado com uma infecção

    ResponderExcluir
  19. Oi, fiz a cirurgia há cinco dias só tó achando ruim a recuperação, e muito cuidado com a higiene do meu corpo,o meu médico mim falou para ter cuidado com uma infecção

    ResponderExcluir
  20. Oi, fiz a cirurgia há cinco dias só tó achando ruim a recuperação, e muito cuidado com a higiene do meu corpo,o meu médico mim falou para ter cuidado com uma infecção

    ResponderExcluir
  21. Oi, fiz a cirurgia há cinco dias só tó achando ruim a recuperação, e muito cuidado com a higiene do meu corpo,o meu médico mim falou para ter cuidado com uma infecção

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Boa Tarde!Sou de BSB Gostaria de saber sobre valores da cirurgia. Alguém poderia me informar uma média?

    ResponderExcluir
  24. Bom dia!
    Fiz a cirurgia na 5° feira dia 15/09,não estou sentindo dores, consigo andar, só não consigo sentar direito. Estou tendo q usar sonda e retiro amanhã graças a Deus. Estou com um pequeno sangramento, qt tempo dura o sangramento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tbm fiz a cirurgia dia 15/09 quinta feira passada, porém comecei a ter um pequeno sangramento hj tô com medo pois na cirurgia já perdi muito sangue e estou me sentindo muito fraca vc sente fraqueza ?

      Excluir
    2. Olá tbm fiz a cirurgia dia 15/09 quinta feira passada, porém comecei a ter um pequeno sangramento hj tô com medo pois na cirurgia já perdi muito sangue e estou me sentindo muito fraca vc sente fraqueza ?

      Excluir
  25. Bom dia!
    Fiz a cirurgia na 5° feira dia 15/09,não estou sentindo dores, consigo andar, só não consigo sentar direito. Estou tendo q usar sonda e retiro amanhã graças a Deus. Estou com um pequeno sangramento, qt tempo dura o sangramento?

    ResponderExcluir
  26. Olá também fiz a cirurgia má quinta dia 15/9. Esta sangrando faço compressa com água gelada para desinchar. Os pontos são aquele que o corpo absorve. Mas estou preocupada com o sangramento e o mal cheiro. Tomo banho 3 X por dia. Vou procurar um médico pra saber se esta tudo bem pois o retorno será só dia 26/9

    ResponderExcluir
  27. Também fiz a cirurgia a 7 dias e estou com esse mal cheiro, estou muito preocupada, será normal?

    ResponderExcluir
  28. Também fiz a cirurgia a 7 dias e estou com esse mal cheiro, estou muito preocupada, será normal?

    ResponderExcluir
  29. Quanto custa à cirurgia
    Tem base do valor

    ResponderExcluir
  30. Olá pessoal realizei tb uma cirurgia de batolinectomia pela segunda vez a primeira sofri por 94 dias até o medico resolver fazer novamente.
    Pois a primeira parece q foi mal feita não sei o q aconteceu mais minhas dores só amentavam e táva crendo um granuloma de corpo estranho.
    Foi o q ele disse (o medico )
    Então dia 28/09/16 tive q me iterna pra fazer novamente .
    Hoje com 11 dias tô sentindo desconforto queimacao uma pontada não seI se é normal porém a dor e menos do q da primeira vez .
    Mais relato q estou com medo e muito triste . Pois tenho muito medo de ter q fazer novamente 😢
    Alguém assim aí tb .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu terei a glândula esquerda em novembro/2016, até hoje sinto dores, mas fui na médica ela disse que está normal. Estou fazendo tratamento de infecção, estou aguardando 15 dias, pra ver se passa a dor. Ela me disse que sempre vou sentir uma sensibilidade maior do normal, mas não dores. Fico angustiada porque eu não consigo ter relação sexual por causa da dor, to achando que é até psicológico. :(

      Excluir
  31. Também estou com esta glândula inflamada. A semana passada estive internada e tomei vários antibióticos e ela rompeu sozinha. Agora nesta semana ela inflamou de novo. Tenho medo de fazer a cirurgia por causa da anestesia e da falta de lubrificação natural. Vamos ver oque o médico diz bom dia meninas.

    ResponderExcluir
  32. Sofri por muito tempo com o cisto naa glandula de bartolin. Dia 1 de novembro realizei uma bartolinectomia. A cirurgia nao doi pois somos anestesiadas, e esclarecendo...minha anestesia foi a raqui e nao doeu nadinha. Hj com 3 dias, ainda sinto dores no local pois estar recente. Tomo remedios para aliviar as dores e antibiotico. Sangra sim, mas pouco. Espero melhorar logo. Bjs a toda e procurem se cuidar, ir ao medico. Pois nao é nada agradavel ter esse problema sei muito bm disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ainda sente dores? eu fiz a minha dia 19 de novembro ainda sinto dores.

      Excluir
  33. Fiz a cirurgia a um mes. Estou com medo da cicatriz que esta ficando. Alguem ficou com cicatriz? Parece que me costuraram muito mal. Me ajudem...

    ResponderExcluir
  34. Fiz a cirurgia á 10 dias atrás também tomei a anestesia Rac, confesso que não doeu igual eu imaginava fiquei 24 horas internada, tive muito sangramento nos primeiros dias e voltei a trabalhar hoje e estou sentindo dor, pois trabalho horas sentada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola vc mantem prsticidade sexual ?
      Me ajuda com uma coisa eu nao faço sexo ainda e estou passando pelo mesmo problema e a 2 vez que a flsndula entope e se acontecer a 3 tenho que operar depois que vc retira a glandula vc para de sentir prazer ou de gozar ??

      Excluir
    2. Ola eu mantinha sim atividades sexul,quando eu tinha o cisto sentia um pouco de incomodo,quando a gente tira a glândula continua sentindo prazer sim,a função da gladula e so lubrificar no ato do sexo!

      Excluir
  35. Fiz tmb a cirurgia bartolinectomia dia 18,a anestesia foi rak apesar que eu estava com muita medo não doeu nada,mas o pos operatório doe muito fiquei uns 10 dias com bastante dor e sangrou so um pouquinho agora so esta um pouco dolorido mas estou bem graças a Deus conseguir operar agora não e facil meninas mas com fe em Deus da tudo certo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Néia, você ainda sente dor no local da cirurgia? alguma sensibilidade? Pois retirei a minha em novembro/2016, ainda estou com dores, nem consigo ter relação sexual.

      Excluir
  36. Olá meninas!
    Tenho cisto de Bartholin bilateral. O lado esquerdo já inflamou 2 vezes e fiz a drenagem de ambas as glândulas.
    Me desesperei quando a médica me disse que a solução definitiva era a retirada das glândulas (bartolinectomia)! Meu namorado pesquisou um monte (ele é pesquisador na UFSC) e encontrou um artigo, de 2016, de uma médica em São Paulo em que citava um novo tratamento (e com preservação das glândulas!). Quer dizer, novo no Brasil, porque já é utilizado há algum tempo na Europa. É a utilização de Laser de CO2 nos casos de cisto de Bartholin! Procedimento ambulatorial (feito no próprio consultório ginecológico), rápido, rápida recuperação e baixa taxa de recidiva (normalmente já arruma o problema na primeira intervenção). Infelizmente parece ser um procedimento mais caro... mas para quem puder arcar.. tenho certeza de que é a melhor opção!
    Vou em Abril para São Paulo consultar com a Dra. Neila Speck e espero por um fim a esse tormento dos abscessos de Bartholin! Espero ter ajudado alguém com essa "luz no fim do túnel"! Para mim será como "nascer de volta"! Só quem já passou pelas dores da inflamação para saber como é terrível... fora a perspectiva de ficar sem lubrificação natural... Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah... esqueci de disponibilizar o artigo:
      http://www.scielo.br/pdf/eins/v14n1/pt_1679-4508-eins-14-1-0025.pdf

      Excluir
    2. Oi Nelize, em novembro retirei a glandula esquerda, por não aguenta toda vez ter que fazer uma incisão para desinxar. antes de fazer a cirurgia, eu estava controlando a glandula com chá de Barbatimão com aroeira, tomava 2 copos por dia, no 1° dia a glandula estourou sozinha, não senti dor nenhuma, se eu soubesse disso antes, teria feito desde 2012 que sofria com isso. Hoje estou bem, mas com dores pos-operatório, já faz 4 meses.

      Excluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Eu também tenho este problemas desde os meus 24 anos. Ja fiz duas drenagens uma com anestesia local que dói demais e outra sem anestesia. Sem anestesia doeu menos pra falar a verdade...rsss. Essa doença é muito chata, tenho nos dois lados, porém o lado direito esta dando mais trabalho. Ja é a 3x que incha o lado direito mas agora esta drenando sozinho só com banho de assento com água morna. Já aprendi a espremer sem sentir dor, mas já não aguento mais isso. Meu médico receitou a cirurgia para retirada do cisto, mas estou com muito medo do pós-operatório. Pelos comentários anteriores sofre bastante e tem que ser um medico bem capacitado para não ficar sequelas.

    ResponderExcluir
  39. Boa noite meninas fiz a cirurgia dia 14/02 e quase dois meses depois sentindo muita dor... to com medo de ter que refazer.

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. Olá passei por um cirurgia a 5 dias , estou sofrendo muito com dores, sangramento e etc , Mais minha dúvida mesmo e pq fica duuuuroooo ainda foi retirado a glândula ?? E tbm a quanto tempo podemos voltar a ter relação meu médico me indicou 60 dias , Meu marido vai a loucura kkkkk me ajude bjus

    ResponderExcluir
  42. Fiz a cirurgia dia 15/05/17 e já estou arrependida, nesse frio dói demais o pós operatório sinto fisgadas, sangramento, dores horríveis , está inchado, arde pra lavar , espero que passe logo esse sofrimento , tenho a oito anos mas não sentia dores,só a estética

    ResponderExcluir
  43. Parabéns pelo blog , esse é um assunto pouco conhecido, não consigo​ nem explicar direito para as pessoas da minha cirurgia pois elas nunca ouviram falar disso

    ResponderExcluir
  44. A minha cresceu um corpo estranho ao lado estou morrendo de medo de ter q voltar a fazer outra cirurgia aconteceu com alguém ???

    ResponderExcluir
  45. Eu fiz a cirurgia de bartholim no dua 18 de novembro de 2016, e até hoje sinto um pouco de dor no local da cirurgia.

    ResponderExcluir
  46. Operei a mais de um ano e, ainda sindo a região rígida e hoje notei um sangramento e uma certa ardência. Não é devido a nenhum ato sexual. Algumas de vocês já passaram por isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim .estou com esse mesmo problema . o pior que o médico me diz que tá tudo bem mas estou com medo .

      Excluir
  47. Eu fiz a mais de um ano, e hoje notei um sangramento e uma ardencia...

    ResponderExcluir
  48. estou com seismeses de cirurgia da retirada da glândula de Bartolini.
    e noto um sangramento com ardência . tenho medo .me ajude por favor.

    ResponderExcluir
  49. Bom dia eu fiz a cirurgia de bartolinectomia é meu pós foi ótimo, não senti nada de dores, tive um sangramento 2 dias depois e não sei se foi da cirurgia ou menstruação pq depois de uns dias tive novamente agora minha menstruação está atrasada ( não sei dizer se é atraso pq não sei qdo de fato ocorreu a menstruação) estou com medo de estar grávida ou se pode ter ocorrido alguma desregulacao

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade e faça essa blogueira feliz. Comente! Bjus =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...